
Psicologia da Educação

Como Psicóloga em contexto escolar, procuro no meu trabalho integrar toda a comunidade escolar tendo assim uma abordagem sistémica, isto é, que se dirige não apenas às crianças e adolescentes mas que engloba pais, professores, técnicos e funcionários, apelando ao trabalho em equipa. Deste modo para além de consultas individuais aos alunos atuo também ao nível das turmas através de programas ou dinâmicas de grupo sobre temáticas que dizem respeito às necessidades de cada turma. Por outro lado, coopero em conjunto com pais e professores sugerindo estratégias pedagógicas e medidas educacionais para cada aluno e delineio em equipa planos globais de intervenção onde cada interveniente (pais, educadores, técnicos, funcionários) têm o seu papel.
No que se refere à consulta individual, esta é constituída pela entrevista ao aluno que visa o estabelecimento de uma boa relação de ajuda e o conhecimento do aluno, bem como pela avaliação psicológica e intervenção.
A avaliação psicológica consiste no conhecimento aprofundado do aluno através de testes psicológicos específicos que aplico em função de cada dificuldade e visa o prognóstico (definição de dificuldades e caminho de intervenção para chegar a determinados resultados). A intervenção consiste num conjunto de atividades planeadas com vista à superação de dificuldades mas também ao fortalecimento de competências evidenciadas pelo aluno, onde a psicopedagogia atua como forma de superação de dificuldades de aprendizagem.
A Orientação Vocacional destina-se aos alunos que frequentam o 9ºano e tem como objetivos consciencializar os alunos sobre as possibilidades de escolha de prosseguimento de estudos, as suas competências escolares, o seu perfil de aptidões e de personalidade vocacional sendo proporcionados momentos de reflexão sobre os aspetos de concordância entre interesses e aptidões do aluno, a informação sobre o mercado de trabalho e a motivação para realizar as respetivas experiências de trabalho.